Colagem de EVA injetado ou EVA conformado


Para a colagem de solados ou entressolas de EVA injetado ou conformado pode-se usar diversos processos. Os mais comuns são:

Colagem de EVA x couro
Colagem de EVA x borracha
Colagem de EVA x Borracha termoplástica (TR)

Para essas colagens recomenda-se usar adesivos à base de Policloropreno.
Para o EVA e para a borracha, primeiramente, se faz o lixamento e a remoção do pó.
Numa segunda etapa, no EVA, aplica-se uma base própria para EVA e depois da secagem aplica-se o adesivo final de Policloropreno.

No caso da colagem do EVA com a borracha termoplástica (TR) , no EVA faz-se o lixamento, a eliminação de resíduos e depois a aplicação de uma cola base para EVA.  Para o TR, primeiramente aplica-se uma base ou adesivo próprios para a colagem de borracha termoplástica. E por fim, em ambas as partes, aplica-se o adesivo final que pode  ser o próprio adesivo para TR.

Há ainda outra opção de colagem que é utilizando o adesivo de poliuretano.

EVA x Poliuretano ou EVA x PVC

Nesse caso, primeiramente, com um solvente faz-se a limpeza do PU ou PVC.
Para o EVA recomenda-se uma leve asperação e posterior aplicação de um primer que é muito específico. O primer UV. Esse primer é utilizado em equipamento próprio e ele é curado por raios ultravioleta (U.V.).

Depois aplicar o adesivo de poliuretano em ambas às partes.

TR x poliuretano

No caso do TR, fazer primeiramente a aplicação do primer halogenante e depois da secagem do mesmo, a aplicação do adesivo final de poliuretano. Para a colagem do poliuretano é necessário primeiro fazer a limpeza, asperação, limpeza  e depois a aplicação do adesivo final de poliuretano.

Inscrevam-se no nosso canal do: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:
https://www.youtube.com/channel/UCP0PjbLkRjifaFWZLtpcoGQ